quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MISSA DE ENCERRAMENTO DO I CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

A Liturgia é tempo e espaço para interiorizar as palavras que nela se escutam e os sons que se ouvem, para se apropriar dos gestos que se cumprem, para assimilar os textos que se recitam e se cantam, para se deixar penetrar pelas imagens que se observam e pelos perfumes que se sentem.

Nesta perspectiva tivemos à graça de celebrarmos a missa de encerramento do I congresso diocesano de catequese na catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos Pb. A missa foi presidida pelo nossa administrador diocesano Padre José Ronaldo, que por sua vez fez uma vibrante acolhida à todos os catequistas das diversas foranias da nossa diocese.  Em seguida convidou o Padre Elison, coordenador de catequese do regional Ne02, para proferir uma saudação inicial a todos os catequistas.  

A celebração foi participativa e orante. Na procissão de  entrada vários catequistas entraram representando as suas foranias. Os catequistas assumiram a Liturgia da Palavra, além da entrada da Palavra e entrada das oblatas. No final, todos foram para o presbitério para serem enviados em missão.

Em suma,  “não só pela riqueza de seu conteúdo bíblico, mas pela sua natureza de síntese e cume de toda a vida cristã, a Liturgia é fonte inesgotável de Catequese. Nela se encontram a ação santificadora de Deus e a expressão orante da fé da comunidade. As celebrações litúrgicas, com a riqueza de suas palavras e ações, mensagens e sinais, podem ser consideradas uma ‘catequese em ato’.

                                                                                                       
                                                                                                                Padre Alixandre Soares