quinta-feira, 15 de novembro de 2012

MISSA DE ENCERRAMENTO DO I CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

A Liturgia é tempo e espaço para interiorizar as palavras que nela se escutam e os sons que se ouvem, para se apropriar dos gestos que se cumprem, para assimilar os textos que se recitam e se cantam, para se deixar penetrar pelas imagens que se observam e pelos perfumes que se sentem.

Nesta perspectiva tivemos à graça de celebrarmos a missa de encerramento do I congresso diocesano de catequese na catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos Pb. A missa foi presidida pelo nossa administrador diocesano Padre José Ronaldo, que por sua vez fez uma vibrante acolhida à todos os catequistas das diversas foranias da nossa diocese.  Em seguida convidou o Padre Elison, coordenador de catequese do regional Ne02, para proferir uma saudação inicial a todos os catequistas.  

A celebração foi participativa e orante. Na procissão de  entrada vários catequistas entraram representando as suas foranias. Os catequistas assumiram a Liturgia da Palavra, além da entrada da Palavra e entrada das oblatas. No final, todos foram para o presbitério para serem enviados em missão.

Em suma,  “não só pela riqueza de seu conteúdo bíblico, mas pela sua natureza de síntese e cume de toda a vida cristã, a Liturgia é fonte inesgotável de Catequese. Nela se encontram a ação santificadora de Deus e a expressão orante da fé da comunidade. As celebrações litúrgicas, com a riqueza de suas palavras e ações, mensagens e sinais, podem ser consideradas uma ‘catequese em ato’.

                                                                                                       
                                                                                                                Padre Alixandre Soares
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012



II DIA DO CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

O segundo dia do Congresso Diocesano foi bastante intenso e frutuoso.  Iniciamos com a oração da manhã do oficio divino em memória da Virgem Mãe de Deus.  Depois o Padre Elison iniciou sua reflexão falando sobre o significado da iniciação cristã, enfocando a dimensão da graça de Deus e da resposta humana por meio da fé. Enfatizou o catecumenato na Sagrada Escritura, na Tradição da Igreja e Magistério. Depois falou sobre as etapas do catecumenato de acordo com o RICA (Rito de iniciação cristã de adultos). Mostrou que toda experiência de iniciação é uma experiência de encontro com uma Pessoa Jesus Cristo.  E este encontro deve ser celebrado e vivido.
Tivemos a presença de alguns padre da Diocese: Padre Elias, Pe. Leonardo, Pe. Luiz, Pe. Flavio ( coordenador de pastoral) e Pe. Ronaldo ( Administrador Diocesano), além de algumas religiosas e seminaristas.

No momento da tarde iniciamos com oração, em seguida Padre Elison deu continuidade sobre o tema: Igreja, casa de Iniciação à vida cristã. Depois fizemos uma vivência das celebrações indicadas pelo RICA no processo de iniciação cristã de Adultos.  E terminamos com um momento de oração em torno do Círio Pascal: "Cantando e meditando" - " O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação que poderei temer...

Durante a noite realizamos a NOITE CULTURAL.  Tivemos apresentação das crianças do Projeto Social da Pastoral do Menor da Paróquia de Santo Antônio. As crianças dançaram e cantaram a música: Hoje livre sou.  Depois a APAE nos alegrou com uma dança da música "como Zaqueu". Depois apresentação de alguns catequistas que expressaram seus dons. Em seguida apresentação do Ministério de animação Toinho Nascimento e companhia.  Que colocou a turma para dançar, pular e se confraternizar.  Terminamos com um festival de sorvetes.  Foi uma benção.


Abertura do I Congresso Diocesano de Catequese - Patos PB


A coordenação da Animação Bíblico-Catequética  da Diocese de Patos –PB,  com alegria e empenho  deu inicio neste dia 09 de Novembro as 19h no Salão paroquial de Santo Antônio ao I CONGRESSO DE CATEQUESE que tem como tema: Igreja, casa de iniciação à vida cristã. Contamos com a presença do Padre Elison, coordenador do Regional Ne 02.

O encontro teve inicio com o cadastramento de aproximadamente 120 catequistas das diversas paróquias da Diocese.  Em seguida todos se dirigiram a Igreja de Santo Antônio para a celebração de abertura. Neste momento de oração enfocamos diversos símbolos do processo de iniciação cristã. Recordamos a nossa vocação cristã que nasce no Batismo e destacamos a caminhada de animação  bíblico catequética  da nossa diocese.  Fomos aspergidos e em seguida com velas acessas renovamos as promessas batismais como sinal de fé e compromisso com a caminhada litúrgica, catecumenal e missionária.  Depois iluminados pela Palavra de Deus refletimos brevemente sobre o Batismo, que nos torna membros do Povo de Deus; a Crisma que nos assinala a Cristo e a Eucaristia, alimento da vida eterna, que nos sustenta.

Terminado este momento orante nos dirigimos ao plenário para acolher alegremente todas as paróquias, e falar da importância da temática, enquanto urgência da ação evangelizadora da Igreja.  Depois acolhemos e convidamos o Padre Elison para fazer a primeira reflexão. O padre Elison de forma introdutória expressou a alegria de está presente em meio a este povo. Depois falou sobre o significado da iniciação cristã e a missão do catequista.

Em suma, graças a Deus e ao esforço humano foi muito gratificante