segunda-feira, 12 de novembro de 2012



II DIA DO CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUESE

O segundo dia do Congresso Diocesano foi bastante intenso e frutuoso.  Iniciamos com a oração da manhã do oficio divino em memória da Virgem Mãe de Deus.  Depois o Padre Elison iniciou sua reflexão falando sobre o significado da iniciação cristã, enfocando a dimensão da graça de Deus e da resposta humana por meio da fé. Enfatizou o catecumenato na Sagrada Escritura, na Tradição da Igreja e Magistério. Depois falou sobre as etapas do catecumenato de acordo com o RICA (Rito de iniciação cristã de adultos). Mostrou que toda experiência de iniciação é uma experiência de encontro com uma Pessoa Jesus Cristo.  E este encontro deve ser celebrado e vivido.
Tivemos a presença de alguns padre da Diocese: Padre Elias, Pe. Leonardo, Pe. Luiz, Pe. Flavio ( coordenador de pastoral) e Pe. Ronaldo ( Administrador Diocesano), além de algumas religiosas e seminaristas.

No momento da tarde iniciamos com oração, em seguida Padre Elison deu continuidade sobre o tema: Igreja, casa de Iniciação à vida cristã. Depois fizemos uma vivência das celebrações indicadas pelo RICA no processo de iniciação cristã de Adultos.  E terminamos com um momento de oração em torno do Círio Pascal: "Cantando e meditando" - " O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação que poderei temer...

Durante a noite realizamos a NOITE CULTURAL.  Tivemos apresentação das crianças do Projeto Social da Pastoral do Menor da Paróquia de Santo Antônio. As crianças dançaram e cantaram a música: Hoje livre sou.  Depois a APAE nos alegrou com uma dança da música "como Zaqueu". Depois apresentação de alguns catequistas que expressaram seus dons. Em seguida apresentação do Ministério de animação Toinho Nascimento e companhia.  Que colocou a turma para dançar, pular e se confraternizar.  Terminamos com um festival de sorvetes.  Foi uma benção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário